O que é Diplomática?

Caros(as) leitores(as),

Hoje iremos discutir sobre: o que é diplomática documental e o que ela tem a ver com símbolos nacionais?

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, diplomática é a disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.

Deve-se ter em mente que autenticidade não significa veracidade, esses são conceitos distintos e independentes. Não se pode dizer que um documento por ser autêntico é verídico, e vice-versa.

Analisando essa definição em nossos objetos de estudo (bandeiras e demais símbolos nacionais), observam-se que existem requisitos técnicos de validação para criar esses objetos. Por exemplo, a maneira que a bandeira nacional é criada.

Essa criação deve respeitar o Decreto n° 4 de 19 de novembro de 1889, com as modificações da Lei n° 5700 de 1º de setembro de 1971.

Portanto, esses objetos e símbolos pátrios possuem características de autenticidade bem específicas, nas quais são interessantes para análises diplomáticas.

Até o próximo post, pessoal!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTO, Heloísa Liberalli (orgs.). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros - Núcleo de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura - Departamento de Museus e Arquivos, 1996. Disponível em http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf Acesso em: 16 mar. 2018


Comentários