Tabelas de Análise Tipológica

Olá, leitores(as)!

Uma das atividades dessa semana inclui a elaboração de uma tabela para visualizar aspectos tipológicos dos documentos e a relação com a função para qual esses documentos foram criados.


Partindo das informações do texto do professor André Lopez (2012), percebe-se que uma análise tipológica permite a compreensão da espécie de determinado documento dentro da organicidade daquele acervo arquivístico. 

Ou seja, analisar a espécie documental com a função daquele documento dentro das atividades do seu produtor auxilia na definição do tipo documental e do por que ele foi produzido.
 
A orientação para essa atividade era escolher três documentos do fundo arquivístico do grupo, e mais três documentos relacionados ao tema do Blog.

Os documentos do fundo do grupo são:

1) Ata de Criação

2) Deliberação

3) Declaração de Desligamento de Ex-Integrante


FUNDO / TITULAR

ESPÉCIE
FUNÇÃO ARQUIVÍSTICA
TIPO ARQUIVÍSTICO
Grupo “PatriArq”
Ata
Registrar assuntos e decisões discutidos em reunião do grupo.
Ata de reunião
Grupo “PatriArq”
Deliberação
Dispor sobre decisões referentes a atividades administrativas do grupo, como por exemplo, alteração do tema.
Deliberação de atos administrativos
Grupo “PatriArq”
Declaração
Informar sobre o desligamento de uma das integrantes do grupo.
Declaração de desligamento




Em relação ao conjunto documental centrado ao tema do Blog, utilizamos o acervo do fundo arquivístico da Assembleia Nacional Constituinte, custodiado pela Câmara dos Deputados.

Os itens documentais selecionados foram:

1) Vídeo exibido para veiculação diária de um programa televisivo, no qual divulgava os trabalhos da Constituinte para o cidadãos.
Entre os anos de 1987 e 1988, a RADIOBRÁS, Câmara dos Deputados e Senado Federal produziram 763 vídeos de cerca de 05 minutos, que registram os principais acontecimentos do cotidiano dos constituintes.
Nesse vídeo escolhido, temos um pronunciamento do presidente daquela Assembleia Constituinte, deputado Ulysses Guimarães.




2) Formulário elaborado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal para uma campanha de participação dos cidadãos no projeto da Constituição. O objetivo do formulário era que os cidadãos encaminhassem sugestões para o novo ordenamento jurídico constitucional. Foram coletados 72.719 sugestões em todo o país.









3) Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes, na qual demonstrou o interesse e participação de mulheres na elaboração do texto constitucional, elencando várias reivindicações de direitos para as mulheres.






Portanto, a tabela referente a esses documentos ficou assim:

FUNDO / TITULAR
ESPÉCIE
FUNÇÃO ARQUIVÍSTICA
TIPO ARQUIVÍSTICO
Assembleia Nacional Constituinte 1987/1988
Vídeo
Informar o público sobre a abertura da Assembleia Nacional Constituinte
Vídeo
 Informativo
Assembleia Nacional Constituinte 1987/1988
Formulário
Envio de sugestões à Assembleia Nacional Constituinte
Formulário de Sugestão
Assembleia Nacional Constituinte 1987/1988
Carta
Informar as exigências das mulheres aos Constituintes
Carta de Reivindicação


E agora perguntamos: vocês concordam com essas análises?

Faça um comentário!

Até o próximo post, pessoal!



FONTE DOS DOCUMENTOS DA CONSTITUINTE:

http://www.camara.gov.br/internet/agencia/infograficos-html5/constituinte/index.html

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.


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