Prévia da oficina virtual

Dia da oficina está chegando!!! =D

Olá, pessoal!

Está se aproximando o dia da nossa oficina! 
Por isso  preparamos para vocês uma prévia de como ela será.

Nosso objetivo é  fazer uma contextualização do período em que a Assembleia Nacional Constituinte de 1988 foi desenvolvida, e assim explicar a série documental escolhida pelo nosso grupo.

Mas vocês podem estar se perguntando: o que é uma série documental?

Esses e outros conceitos serão debatidos na apresentação da oficina, dia 15/06, mas nesse post vamos dar uma breve explicação para vocês ficarem com gostinho de quero mais e irem às nossas apresentações! Hehehehe

Desenvolvimento da apresentação

Como tudo aconteceu na década de 80, onde muitas bandas e artistas brasileiros se destacaram, selecionamos algumas músicas (que podem ser acessadas nessa playlist ), para serem tocadas durante a oficina para entrarmos no clima dos anos 80!


Nossa oficina será baseada no seguinte roteiro:



No primeiro momento vamos preparar um painel com imagens de fatos marcantes da década de 80, como se fosse uma linha do tempo.

Enquanto isso, estaremos aguardando vocês logo após o painel para fazermos uma breve apresentação de quem somos e que curso fazemos (nosso grupo é composto por Andressa, Márcio, Mariana e Suellén e somos do curso de Arquivologia, e esse trabalho é uma das atividades da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental).

Devidamente apresentados, vamos direto ao ponto!

Todos sabemos que em nosso país existe uma Constituição Federal em vigor, mas como ela foi criada?

Uma constituição pode ser originada de duas maneiras: de forma autoritária, como por exemplo a Constituição Brasileira de 1824; e a segunda pode ser derivada da vontade popular, onde são eleitos representantes para compor uma Assembleia Nacional Constituinte na qual elaborará o texto constitucional para ser promulgado. Esse foi o caso da nossa atual Constituição.

Então, uma Assembleia Nacional Constituinte pode ser considerada um órgão responsável pela elaboração da Constituição. Suas principais características são: extraordinária, pois só existirá uma única vez; e temporária, pois quando concluídas, suas funções deixarão de existir.

Partiremos agora para um segundo momento da nosso oficina, onde vamos explicar de forma bem rápida alguns conceitos da Arquivologia para vocês!

Mas ai vem uma pergunta: o que é  Arquivologia? A Arquivologia é uma disciplina científica que estuda princípios, funções  e técnicas para tratar  conjuntos de documentos. Consideramos documento como sendo toda informação registrada em qualquer tipo de suporte, porém, existe uma pequena diferença entre documento e documento de arquivo. O documento arquivístico possui uma característica essencial, na qual sua produção deve estar relacionada com alguma função específica para seu produtor.

Dentro da Arquivologia possuímos termos que são interessantes vocês conhecerem para entender melhor nossa apresentação, são eles: 
“Diplomática”, que é uma disciplina que procura fazer a análise da autenticidade dos documentos por meio da observação de sinais de validação, como por exemplo: o suporte do documento, carimbos, selos e assinaturas; 
a “Tipologia”, que possui íntima ligação com a Diplomática, e procura analisar a função do documento dentro do conjunto orgânico do qual o documento faz parte, essa análise auxilia no desenvolvimento do trabalho nos arquivos; 
e por fim mas não menos importante, o termo “série documental” que é  um conjunto de documentos, do mesmo tipo, mesma função e produzidos ou recebidos por um mesmo produtor.

Depois de todos esses conceitos explicados, já podemos apresentar para vocês  a série documental escolhida pelo nosso grupo: os formulários de sugestões distribuídos pela Constituinte para o recolhimento de sugestões dos cidadãos para elaboração da Constituição.

Isso acontecia da seguinte forma: os formulários eram distribuidos à população através dos Correios, os cidadãos que pretendessem fazer alguma sugestão, deveriam ir até uma agência dos Correios para preencher o formulário e encaminhar, sem custos, para o Senado Federal. 
A partir disso, a Assembleia Nacional Constituinte ficava responsável por discutir essas sugestões, para talvez compor o texto da Constituição.

Hoje esses formulários estão todos compilados em uma base de dados (SAIC- Sistema de Apoio Informático à Constituinte), que está disponível no portal do SenadoFederal.

Vamos agora para o terceiro momento de nossa oficina, onde realizaremos uma dinâmica.

Serão distribuídos formulários em branco (os mesmos utilizados pela constituinte), para que sejam colocadas sugestões que vocês gostariam que fossem utilizadas na Constituição. 
Selecioanaremos algumas dessas sugestões para colocarmos aqui no nosso blog.
Diante disso, podemos aplicar a Diplomática para explicarmos a veracidade e a autenticidade desses formulários.

A autenticidade só seria confirmada nesses formulários (preenchidos na dinâmica) se os mesmos fossem resultantes da solicitação da  Constituinte,ou seja, preenchidos no contexto da Contituinte. Porém, para o contexto do nosso grupo, eles são autênticos, pois fazem parte de uma atividade realizada do nosso grupo.
Já em relação a veracidade, uma vez que a veracidade diz respeito ao conteúdo do documento, considerando o fato desses formulários possuírem os mesmos aspectos dos utilizados pela Constituinte, podemos dizer que são verídicos.

Conseguiram entender a diferença entre auntenticidade e veracidade? Guardem isso com carinho, pois são conceitos que muitos acreditam serem sinônimos, mas não são!

Já se aproximando do final de nossa oficina, vamos falar um pouco da função arquivistica desses formulários.

Esses formulários compuseram a primeira fase da Constituinte, antes mesmo da formalização dos membros da assembleia, em 1985.
Sendo assim, esses formulários possuem um valor histórico, por fazerem parte de um movimento que marcou a história do Brasil, que foi a elaboração de uma nova Constituição Federal e ainda pelo fato de algumas dessas sugestões terem sido utilizadas no texto constitucional. Por isso, esse conjunto documental deve ser preservado, pois sua consulta e pesquisa é muito útil para a sociedade brasileira.

O impacto dessas sugestões refletem até hoje, pois uma das sugestões aproveitadas no texto constitucional têm relação com o SUS – Sistema Único de Saúde. 
Outro formulário de sugestão que tem destaque é a que foi sugerida pelo ambientalista Chico Mendes, que foi assassinado em 1988 devido ao incômodo que causava com seu ativismo em favor do meio ambiente.

E para finalizar, distribuiremos deliciosas lembrancinhas! Portanto não faltem! Vai valer a pena! =P

Aqui está o convite oficial:


Quem quiser confirmar presença ou interesse de ir ao evento, favor confirme nesse link do Facebook. Compartilhem com seus amigos também! ;D


Por enquanto é isso!


Até o dia da oficina, pessoal! Contamos com a presença de todos!


#Savethedate #15/06/2018








Referências bibliográficas:

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: IMESP/ARQ-SP, 2002. (projeto Como Fazer, 8). Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/publicacoes/tecnica. Acessado em 13/06/2018

LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31. Disponivel em:
http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/Arquivos do Mundo dos Trabalhadores Coletânea do 2 Seminário.pdf. Acessado em: 13/06/2018

O que é uma Assembleia Constituinte. Disponível em: http://www.politize.com.br/assembleia-constituinte/. Acessado em: 13/06/2018

Sugestões dos Cidadãos. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao-cidada/o-processo-constituinte/sugestao-dos-cidadaos. Acessado em: 13/06/2018


Comentários