Grupo PatriArq (Da esquerda para a direita: Márcio Alexandre, Suéllen Batista, Mariana Rodrigues e Andressa Rodrigues) |
Olá, queridos(as) leitores(as)!
Para quem não pôde comparecer ao dia da oficina, nesse post tentaremos replicar como foi nossa apresentação.
Quem acompanha o blog deve ter percebido que publicamos uma prévia da oficina, mas no dia da apresentação oficial tivemos uns detalhes alterados para aperfeiçoar.
Chega de lenga-lenga e vamos ao que interessa.
1) Abordagem do público:
Nosso grupo se vestiu (ou pelo menos tentou) de acordo com as tendências da moda dos anos 80 (vide foto acima). Além do clima ter sido embalado por uma maravilhosa playlist com músicas da época.
Isso serviu para, já pela primeira impressão das vestes, podermos mostrar ao público um pouco do contexto de como foi essa década histórica.
Outro recurso visual para essa contextualização foi a série de imagens legendadas presentes no nosso mural intitulado "Túnel do tempo".
Mural com alguns acontecimentos dos anos 1980 a 1989. |
Nosso grupo considerou essa contextualização importante para o público visualizar alguns aspectos sociais e culturais através de imagens, e proporcionar uma melhor percepção dos antecedentes que deram à luz a Assembleia Nacional Constituinte de 1988.
Aos visitantes que se aproximaram, foi solicitado que escrevessem seus nomes e cursos no nosso caderno de "Registros de visitas", para posterior análise desses dados.
Caderno com os nomes e cursos dos visitantes registrados. |
Também foi entregue o roteiro para que os visitantes acompanhassem o desenvolvimento da apresentação:
Roteiro para situar o visitante durante a apresentação. |
2) Explanação dos conceitos sobre a Constituinte e a Arquivologia:
Após a apresentação inicial dos membros do grupo, houve o questionamento ao visitante se ele sabe como a Constituição de 1988 foi formada. Nossa explicação sobre isso envolveu as seguintes considerações:
"Uma constituição pode ser originada de duas maneiras: de forma autoritária, como por exemplo a Constituição Brasileira de 1824; e a segunda pode ser derivada da vontade popular, onde são eleitos representantes para compor uma Assembleia Nacional Constituinte na qual elaborará o texto constitucional para ser promulgado. Esse foi o caso da nossa atual Constituição.
Então, uma Assembleia Nacional Constituinte pode ser considerada um órgão responsável pela elaboração da Constituição. Suas principais características são: extraordinária, pois só existirá uma única vez; e temporária, pois quando concluídas, suas funções deixarão de existir."
Dito isso, as próximas considerações envolveram conceitos sobre a Arquivologia e seu objeto de estudo:
"A Arquivologia é uma disciplina científica que estuda princípios, funções e técnicas para tratar conjuntos de documentos. Consideramos documento como sendo toda informação registrada em qualquer tipo de suporte, porém, existe uma pequena diferença entre documento e documento de arquivo. O documento arquivístico possui uma característica essencial, na qual sua produção deve estar relacionada com alguma função específica para seu produtor."
Os conceitos relacionados à Diplomática, à Tipologia e à Série Documental também foram explorados:
“Diplomática é uma disciplina que procura fazer a análise da autenticidade dos documentos por meio da observação de sinais de validação, como por exemplo: o suporte do documento, carimbos, selos e assinaturas;
a Tipologia procura analisar a função arquivística dentro do conjunto orgânico do qual o documento faz parte, essa análise auxilia no desenvolvimento do trabalho nos arquivos;
Série documental é um conjunto de documentos, do mesmo tipo, mesma função e produzidos ou recebidos por um mesmo produtor."
Dentro do fundo documental relacionado à Assembleia Nacional Constituinte de 1988, o foco do nosso grupo foram os "Formulários de Sugestão", nos quais qualquer cidadão poderia escrever uma sugestão e encaminhar ao Congresso Nacional para ser analisada pelos constituintes.
Modelo do formulário de sugestão disponibilizado para os cidadãos (frente). |
Modelo do formulário de sugestão disponibilizado para os cidadãos (verso). |
Os formulários originais estão disponíveis no Arquivo da Câmara dos Deputados, porém há uma base de dados chamada Sistema de Apoio Informático à Constituinte - SAIC, na qual disponibilizaram o conteúdo de informações de cada formulário (para mais informações sobre essa base e os originais, clique aqui).
Solicitamos à Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados alguns formulários originais digitalizados para o grupo poder mostrar ao público na oficina, mas infelizmente as digitalizações não ficaram prontas a tempo.
Porém, para esse post, elas enfim ficaram prontas:
Formulário de sugestão do ativista ambiental Chico Mendes, assassinado em 1988. |
Formulário de sugestão de uma cidadã da região de Valparaíso de Goiás. |
Formulário de sugestão de um cidadão de Taguatinga/DF. |
Formulário de sugestão do Movimento dos Sem Terra - MST. |
Foram distribuídos cerca de 05 milhões de formulários por todo o Brasil, e o ponto onde os cidadãos poderiam procurar eram as agências dos Correios. E foram coletadas cerca de 72.719 sugestões.
Os dados dessas sugestões estão compilados na base de dados mencionada anteriormente: SAIC.
3) Sobre o trâmite desses documentos:
Em relação ao trâmite, as informações repassadas para os visitantes da oficina foram baseados nas pesquisas do grupo, nas quais foram baseadas em vistas pessoais ao Arquivo da Câmara dos Deputados para esclarecer dúvidas com os arquivistas, além da leitura do livro "A Constituição desejada", de Stéphane Monclaire.
Portanto, esses formulários seguiram o seguinte fluxo: criação do design dos formulários; impressão dos formulários; distribuição dos formulários às agências dos Correios; elaboração da sugestão pessoal dos cidadãos que tiveram interesse; postagem dos formulários na própria agência dos Correios; recebimento dos formulários pelo destinatário: Senado Federal; análise das informações de cada sugestão pelos servidores do Senado; inserção das informações dos formulários na base de dados: SAIC.
4) Dinâmica: autenticidade X veracidade:
Espaço da dinâmica. |
Após toda essas explicações conceituais, os visitantes eram encaminhados para a realização de uma dinâmica, que envolvia o seguinte questionamento:
" - Se você pudesse dar uma sugestão para uma nova constituição no Brasil, qual seria sua sugestão?"
Cada visitante se propôs a escrever sua opinião e a colocar numa caixa.
Como forma de aproveitar esse material e homenagear nossos ilustres visitantes, selecionamos algumas sugestões para publicar aqui no blog.
Lembrando que eles não eram obrigados a se identificar nos formulários:
SUGESTÃO 1 - "As propostas de emendas à Constituição (PECs) deveriam estar sujeitas a aprovação apenas através de plebiscitos."
SUGESTÃO 2 - "Sugiro que todos os políticos ganhem apenas o salário mínimo."
SUGESTÃO 3 - "Fim do foro por prerrogativa de função. Valorização e melhores leis sobre o desenvolvimento do comércio local."
SUGESTÃO 4 - "Uma constituição mais sintética, tratando somente de assuntos relevantes para a construção do Estado Democrático de Direito. Demais assuntos deveriam ser tratados em legislação infraconstitucional."
SUGESTÃO 5 - "Mais visibilidade aos cursos da Ciência da Informação. Isonomia em diversos aspectos da cidadania. Mais transparência nos recursos públicos. Distribuição de orçamento para saúde, educação e segurança."
SUGESTÃO 6 - "Incentivos ao uso de fontes de energia renovável. Ampliação de áreas de proteção ambiental. Fortalecimento da fiscalização dos órgãos ambientais e de suas atividades."
SUGESTÃO 7 - "Que as leis sejam efetivamente cumpridas. Que as sanções sejam mais elevadas para a corrupção e que atinjam todos os políticos de forma igualitária."
Essas foram apenas algumas entre as mais de 70 sugestões recolhidas! (Nosso muito obrigado aos sugerentes! hehehehe)
Esses formulários preenchidos pelos nossos participantes serviram como exemplo ilustrativo para um esclarecimento muito útil: a diferença entre autenticidade e veracidade.
Explicamos para os visitantes que autenticidade tem a ver com o fato do documento ser o que ele diz que é, ou seja, uma certidão deve possuir requisitos de uma certidão, e para ser autêntico juridicamente, o documento deve ser assinado por quem tem competência para isso.
Um documento é considerado autêntico quando foi criado dentro de requisitos de legitimidade.
Dentro da nossa dinâmica, isso ficou claro pois aqueles formulários preenchidos pelos visitantes são autênticos para o nosso trabalho, pois foram documentos produzidos em decorrência de uma atividade do nosso grupo, e nós que possuímos a titularidade e legitimidade para fazer uso deles.
Diferentemente dos formulários originais do fundo da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, nossos formulários não podem fazer parte deles, pois não são autênticos perante esse fundo documental.
Quanto à veracidade, o conceito dela tem a ver com as informações serem verdadeiras ou não.
5) Finalização da apresentação:
Após a dinâmica, e após sanar possíveis dúvidas dos visitantes, nosso grupo ofereceu um cartão com a foto do dia da promulgação da Constituição de 1988, e com três tipo diferentes de artigos no verso, além do nosso endereço virtual, para que o público pudesse visitar nosso blog sempre que quisesse.
Promulgação da Constituição de 1988. Imagem utilizada na parte frontal do nosso cartão-lembrança. |
Artigos extraídos da Constituição. Parte traseira dos nosso cartões-lembrança. |
Além desses cartões, também providenciamos um atrativo estomacal para nossos queridos visitantes. Afinal, quem não gosta de guloseimas saborosas?
Então, oferecemos de brinde deliciosas palhas italianas, que foram um verdadeiro sucesso!
Para caracterizar o brinde ao nosso tema, caprichamos na embalagem e eles ficaram uma gracinha:
Nossos brindes (frente e verso). |
Então é isso, pessoal!
Agradecemos imensamente a todos que puderam prestigiar nosso grupo e os demais colegas nesse dia!
Até a próxima!
:)
Comentários
Postar um comentário